“Então o anjo do SENHOR veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para salvá-lo dos midianitas. Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso. Então o SENHOR olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu? E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai. E o SENHOR lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fosse um só homem.”
 
Juízes 6.12-12; 14-16
 
O texto conta a passagem em que o povo de Israel, por desobediência ao Senhor, foi escravizado pelos midianitas e pelos amalequitas, que à época da colheita (do pagamento, do salário), tomavam tudo da mão de Israel; o fruto da terra, as primícias e nada de mantimento deixavam para o povo.
 
Assim, é hoje em dia com muitas pessoas. Que sem saber o que, nem o porquê vêem todo o seu salário se esvaindo, seu dinheiro não dá para nada; não consegue pagar suas contas, não conseguem guardar dinheiro, sempre estão devendo, nada sobra.
 
E assim foi, até que se arrependeram dos seus erros e clamaram pelo perdão do Senhor. Aqui cabe notar, a fidelidade de Deus com o Seu povo escolhido: mesmo depois de sucessivos erros, de tanta infidelidade, Deus sempre enviava o socorro ao povo de Israel, quando este se arrependia e se humilhava diante dEle. “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” (1 João 1.19).
 
Então um anjo do Senhor, foi até Gideão. É bom notar que na passagem do capítulo, Gideão estava malhando o trigo no lagar, para que aquele trigo não fosse saqueado pelos inimigos. Aqui cabe uma primeira palavra do Senhor para a sua vida: os seus problemas não terminarão enquanto você não fizer a sua parte. Como é que você quer pagar todas as suas contas, se antes de terminar as que têm, faz outras?
 
E fazendo sua parte, Gideão, recebeu a palavra do anjo: O Senhor é contigo!  Muitas das vezes recebemos alguma palavra e, estamos tão turbados que não conseguimos ouvir o que nos diz o Senhor. Deus estava lhe garantindo a vitória, e ele na sua preocupação, não conseguiu ouvir aquela garantia.
 
E mais uma vez o anjo do Senhor lhe abençoa, dizendo: “vai nesta tua força, por ventura não te enviei eu”. Um grande segredo está aqui! Se Deus te mandou fazer alguma coisa, faça da forma que Ele te mandou fazer. “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”. (Eclesiastes 9.10). Temos que aprender a confiar em Deus, a esperar nEle e vermos os resultados. Basta confiar (Salmos 40.1).
 
Gideão era o menor da família de Israel; aos olhos humanos seria impossível uma única pessoa conseguir tamanha proeza: destruir aos inimigos como se fosse um só homem.
 
Mas assim é o Nosso Senhor. Ele não tem compromisso com os sistemas sociais e econômicos do mundo. Ele não tem compromisso com a arrogância e a soberba do homem. Ele não se importa com o que os homens acham; na verdade, Ele veio para trabalhar nas ruínas humanas; Ele exige que o homem se desfaça do seu eu e, passe a dar lugar somente  a Jesus na sua vida.
 
 “Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;
 Para que nenhuma carne se glorie perante ele.”
 
(1 Coríntios 27-29)
 
Deus escolhe a quem quer, quando quer; prospera a quem quer, quando quer, para que ninguém diga diante dEle: "eu fiz, eu consegui por que eu sou bom". Deus não vai aceitar isso de ninguém!
 
Na verdade, o homem sozinho nada pode fazer; mas se ele entregar os seus caminhos ao Senhor, deixa-lo trabalhar e, esperar pacientemente, receberá a benção. “Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que se tu creres, verás a glória de Deus”? (João 11.40). O que você está esperando para crer? O que você está esperando para ver a glória de Deus brilhar em sua vida? O que você está pensando? Se Deus não é Deus suficiente para você, quem será?
 
Precisamos entender, quem se Deus nada podemos fazer. Afinal de contas, somos pó e ao pó voltaremos.
 
E o anjo explica a Gideão o porquê de estar fazendo aquele prodígio através da vida dele: porque eu sou contigo. Se Deus é por nós quem será contra nós (Romanos 8.31). em Cristo Jesus, somos muito mais do que vencedores.(Romanos 8.37).
 
Não retroceda, não pare, não desista. Deus é contigo, Deus já te deu esta vitória, Ele quer te abençoar cada vez mais, “Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera”. (Isaías 64.4).
 
 
VAI NESTA TUA FORÇA, CAMPEÃO!!!!