quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O Espírito da Verdade

“O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
João 14.17

                Eis aqui a maior riqueza que temos nessa vida, o maior dom que o Pai nos deu após a salvação: O Espírito Santo. Ele é tudo. Ele é Deus. sem Ele nada poderemos fazer. Sem Ele somos meros instrumentos que dão sonido incerto. Precisamos dEle a cada dia. E quanto maior a consciência que tivermos de sua presença e de sua obra em nossas vidas, maior será o Seu poder e o Seu agir em nosso meio.
                A igreja de Cristo na terra precisa redescobrí-lo. Não apenas de ouvir falar ou de retórica ou orações vazias. A igreja precisa viver essa realidade. Quando isso acontecer, a igreja verá algo até então tido como impossível apresentando-se diante de seus olhos, como num aparente estalar de dedos.

·         O Espírito da verdade
A cada meia informação, verdades incompletas, histórias mal contadas, seja para agradar a quem quer que seja, seja para parecer politicamente correto ou ainda “salvar uma situação”, a pessoa vai se afastando do Espírito Santo, o Espírito da Verdade, porque o entristece. Se Ele é o Espírito da Verdade, não pode conviver com a mentira.

“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.”
Efésios 4.29,30.


·         O mundo não pode receber
São reinos diferentes, como a luz terá comunhão com as trevas? O mundo não pode receber ao Espírito da Verdade, pois jaz no maligno, está cheio de sua mentira. Logo, todo aquele que está no mundo, todo ímpio é mentiroso, porque não tem em si o Espírito da Verdade.

“E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.”
2         Coríntios 6.15,16


·         Porque não o vê
O mundo não pode ver o Espírito da Verdade porque satanás cega o entendimento dos incrédulos; assim, tudo o que o mundo verá são as falhas e os erros dos homens e mulheres de Deus (que são reais e O Espírito Santo não esconde, como o Espírito da Verdade que é). O inimigo impede, engana e trapaceia os filhos do mundo para que estes não vejam os bons exemplos do Evangelho que são a Luz do Evangelho da Glória de Cristo.

“Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
2 Coríntios 4.4


·         ...nem o conhece
A melhor analogia é a do relacionamento conjugal entre um casal. Essa é a raiz da palavra conhecer: é ter contato íntimo e profundo como não se tem com mais ninguém. A profunda intimidade entre o cristão e o Espírito Santo fará com que um manifeste a vontade e os desejos do outro; os pensamentos, o modo de ser, de pensar e de falar. Como alguém que não tem relacionamento íntimo com o Espírito Santo pode conhecê-lo?
“E ele disse: A vós vos é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros por parábolas, para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam.” 
Lucas 8.10


·         Mas vós o conheceis...
Nós, os chamados por Cristo que buscamos intimidade com Seu Espírito. Nós o conhecemos e temos íntima comunhão com Ele. A analogia do casamento é mais uma vez perfeita: a pessoa mora contigo, deve estar onde você está, conhece tudo sobre você; vocês conversam sobre assuntos que não conversam com mais ninguém. Aquela pessoa estará sempre dentro de você e conhece tudo a seu respeito. Assim deve ser a relação do Cristão com o Espírito Santo: íntima e contínua.

“Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.” 
Oséias 6.3

Em Cristo,

Washington Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário